No interior do país, muitos produtores estão investindo na criação de frango caipira como alternativa econômica para montagem de granjas.
Com uma demanda crescente por alimentos mais saudáveis a produção de frangos criados soltos, sem o uso de medicamentos e com uma alimentação natural, tem se tornado uma opção cada vez mais procurada pelos consumidores.
Um exemplo disso, é a história do avicultor Eduardo Afonso, um criador de frango caipira que investiu nesse ramo por considerar que havia espaço no mercado para esse tipo de produto, que é mais saudável e saboroso.
E o criador de frango, Eduardo Afonso, é o protagonista dessa produção do Portal Urbana Caipira, que tem como objetivo mostrar a realidade dos produtores rurais brasileiros e incentivar a produção de alimentos saudáveis e sustentáveis do campo a cidade.
Na propriedade de 6 mil metros, que fica em Aparecida de Goiânia, são criadas mais de 300 cabeças frangos, que segundo o criador exige tantos cuidados quanto qualquer outro tipo de criação, os animais precisam de espaço para se movimentar. Além disso, é necessário fornecer uma alimentação adequada, que pode incluir ração orgânica e até mesmo alimentos que o criador possa produzir em sua propriedade, como milho e leguminosas.
E tudo é aproveitado, o esterco por exemplo, são usados para fertilizar a terra e aumentar a produtividade das suas culturas.
Para montar sua granja, o avicultor optou por soluções sustentáveis. Ele fez os galpões usando materiais reciclados e reaproveitados, como madeira de demolição e telhas e ferros usados.
A escolha por uma produção mais sustentável também se reflete na forma como os frangos são produzidos o que tem sido muito bem recebidos pelos consumidores locais, que valorizam cada vez mais os produtos. Além disso, a criação de frango caipira tem se mostrado uma alternativa rentável para pequenos produtores que desejam diversificar sua produção.