cotações de Comodities

Cotação do dollar

PRODUÇÃO DE OVOS EM ALTA

O destaque é para produção de ovos de galinha em Goiás

Boletim técnico da Seapa apresenta análises e informações sobre sete cadeias produtivas goianas
Foto: Wenderson Araujo/CNA

A mais recente edição do boletim técnico publicado mensalmente pela Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), traz um panorama detalhado da produção de ovos de galinha em Goiás. Os dados compilados pela Gerência de Inteligência de Mercado Agropecuário da Seapa revelam que a produção goiana registrou um crescimento de 2,2% em 2022, alcançando a marca de 217,1 milhões de dúzias. Esse volume coloca Goiás como o nono maior produtor de ovos entre os Estados brasileiros e o Distrito Federal, representando 5,3% da produção total do país.

O boletim também apresenta uma lista dos dez maiores produtores municipais do estado, com base na última Pesquisa Pecuária Municipal do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (PPM/IBGE/2021). O município de Leopoldo de Bulhões lidera a lista, e um infográfico com o mapa de Goiás mostra a faixa média de produção de ovos em cada cidade, permitindo uma visualização da distribuição geográfica da produção.

O Agro em Dados oferece recursos visuais como mapas, gráficos, rankings e séries históricas para enriquecer a compreensão dos leitores. Os números são coletados a partir das melhores fontes do setor, como IBGE, Conab, Cepea-Esalq/USP, Ifag, Mapa e outros, e são acompanhados de análises sobre os aspectos produtivos e mercadológicos das principais cadeias agropecuárias em Goiás. Além da produção de ovos, a edição de junho aborda as cadeias de soja, milho, bovinos, suínos, frangos e lácteos.

O secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Pedro Leonardo Rezende, destaca a qualidade e a frequência mensal do boletim, afirmando que o Agro em Dados é um produto diferenciado que oferece um conteúdo robusto e uma apresentação visual impecável, facilitando a compreensão dos leitores. Ele ressalta que não há outra publicação com informações específicas sobre o agronegócio em Goiás que atinja esse nível de qualidade. O boletim se torna, portanto, uma ferramenta indispensável para produtores rurais, técnicos e gestores públicos e privados.

(Fonte: SEAPA)

Deixe um comentário

ARTIGOS RELACIONADOS