No coração do cerrado brasileiro, um município goiano está se destacando como um gigante na produção de soja. Rio Verde, com um impressionante crescimento de 11% na produção em relação ao ano anterior, conquistou a segunda posição no ranking dos maiores produtores de soja do Brasil em 2022. A primeira posição ficou com Sorriso, no Mato Grosso. Essa informação é parte da pesquisa de Produção Agrícola Municipal (PAM) 2022, divulgada recentemente pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Mas Rio Verde não está sozinho nessa jornada de sucesso; Jataí, Cristalina e outros municípios goianos também estão deixando sua marca na agricultura nacional.
Os números da PAM revelaram que em 2022, a produção agrícola de Goiás alcançou um valor recorde de R$ 77,1 bilhões. Com esse resultado, o estado atingiu o maior percentual de participação no valor da produção agrícola nacional já registrado pelo IBGE, pulando de 8,4% em 2021 para 9,3% em 2022. A grande protagonista desse desempenho foi a soja, que somou R$ 43 bilhões em valor de produção no estado no ano passado, um aumento notável de 25,9% em relação a 2021. A participação goiana no valor de produção nacional da soja também cresceu, passando de 10% para 12,4%.
Pedro Leonardo Rezende, Secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, comemorou esses resultados dizendo: “São duas boas notícias para o agro goiano na mesma semana. Há poucos dias tivemos a confirmação de recorde na estimativa para a atual safra de grãos, e agora esses dados do IBGE, referentes à produção municipal de 2022, também coroam o trabalho dos nossos produtores nos diferentes municípios do estado.”
Além de Rio Verde, que ocupou a segunda posição no ranking nacional em 2022 com 1,6 milhão de toneladas de soja, Goiás colocou mais dois municípios entre os 15 maiores produtores de soja do Brasil: Jataí, que ficou na 11ª posição com 1,2 milhão de toneladas (um aumento de 8,5% em relação ao ano anterior), e Cristalina, que ocupou a 15ª posição com 1 milhão de toneladas (um aumento de 1,3%). Juntos, esses municípios contribuíram com 25,1% de toda a produção de soja em Goiás no ano passado.
Além de sua excelência na produção de soja, Rio Verde também se destacou como o quarto maior produtor de milho em 2022, com 1,8 milhão de toneladas, apesar de uma queda de 25,4% em relação a 2021. Jataí também teve uma excelente performance, produzindo 1,5 milhão de toneladas de milho e ocupando a sétima posição no ranking nacional.
A hegemonia agrícola de Goiás não para por aí. O estado se manteve como o maior produtor de sorgo e girassol no Brasil em 2022. Mesmo com uma queda de 8,3% na produção de sorgo em relação a 2021, o estado produziu um milhão de toneladas. No caso do girassol, Goiás contribuiu com impressionantes 66,3% da produção nacional em 2022, atingindo 40 mil toneladas. Doze dos quinze maiores produtores municipais de girassol estavam em Goiás, consolidando ainda mais a posição de destaque do estado na agricultura brasileira.
Esses resultados refletem o comprometimento do governo, das entidades, das empresas e dos produtores em fazer do agro goiano um símbolo de sucesso. Com trabalho árduo e dedicação, Goiás continua a prosperar e a ser um pilar fundamental da agricultura nacional.