cotações de Comodities

Cotação do dollar

PECUÁRIA EM ALTA

Setor agropecuário em Crescimento: Goiás Registra Aumento de 25,9% no Abate de Bovinos em 2023

Segundo trimestre registra crescimento expressivo na produção de carne e outros produtos agro em Goiás
Goiás em alta, abate de bovinos dispara e outros setores agropecuários acompanham o ritmo. Foto: Larissa Melo/Sistema Faeg

O segundo trimestre de 2023 trouxe um verdadeiro “boom” para o setor agropecuário em Goiás. Os números recentes divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelam que o abate de bovinos no estado cresceu impressionantes 25,9% em comparação ao mesmo período do ano anterior. Apenas de abril a junho, foram abatidas 913.738 cabeças de bois, vacas, novilhos e novilhas. Esse aumento representa um acréscimo de 23,6% em relação ao trimestre anterior.

Entre os tipos de gado abatidos, o segmento de novilhos liderou o crescimento com um impressionante aumento de 1.262,1%, seguido por novilhas (64,1%), bois (29,1%) e vacas (9,8%).

Mas as boas notícias não param por aí. A produção de frangos também teve um salto notável, com 14% a mais de cabeças abatidas em 2023 em comparação a 2022. No entanto, a produção de suínos registrou uma pequena queda de 10%, com 477.982 cabeças abatidas no segundo trimestre deste ano.

O secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Goiás, Pedro Leonardo Rezende, comemora o desempenho excepcional do estado: “De forma geral, os números da Pesquisa Trimestral de Abates do IBGE são muito bons para Goiás, mostrando desempenho acima da média nacional em bovinos e frangos no segundo trimestre. No caso dos bovinos, Goiás registrou o segundo melhor desempenho em abates do País, respondendo por 10,9% da produção nacional.”

Além disso, o IBGE também trouxe dados positivos sobre a produção de ovos, couro e leite em Goiás. A produção de ovos de galinha aumentou 4,6% em relação ao ano anterior, atingindo 55,8 milhões de dúzias. O couro curtido bovino cresceu 21,1%, com 1.028.881 peças inteiras produzidas no segundo trimestre. Quanto ao leite industrializado, houve um aumento de 7,5%, com um total de 519,7 milhões de litros produzidos.

Goiás, mais uma vez, mostra seu potencial no cenário agropecuário, consolidando-se como um importante polo de produção e abate no Brasil.

Deixe um comentário

ARTIGOS RELACIONADOS