cotações de Comodities

Cotação do dollar

TECNOLOGIA E CONTROLE ZOOTÉCNICO

Propriedade em Luziânia (GO) inova na gestão e saúde do gado leiteiro através da tecnologia

Utilização de software proporciona avanços no controle zootécnico, administrativo e ainda ajuda nas estratégias de melhoria genética, impulsionando a produtividade leiteira na fazenda
Weslliane destaca a importância do investimento em tecnologias e conhecimento, ferramenta que possibilita identificar, em um curto período de 24 horas, as causas da mastite, uma das principais enfermidades que afetam o gado leiteiro. Foto: Divulgação

A busca incessante pela eficiência na gestão e pela manutenção da sanidade do rebanho é um constante desafio enfrentado pelos produtores do setor agropecuário. No entanto, a propriedade a da pecuarista Weslliane Roriz Neuls, fica em Luziânia (GO), essa busca alcançou patamares inovadores, moldados pela utilização de software.

Há mais de cinco décadas no mercado, de melhoramento genético das raças Gir, Gir Leiteiro, Girolando e Holandês. Atualmente, a propriedade tem sido uma referência, atingindo uma média de 27 mil litros/dia com 950 vacas em lactação em sistemas de produção modernos, como free stall e pastejo rotacionado com pivô.

“Tudo o que os animais consomem, como milho, feno e soja, é produzido na própria fazenda. Vale destacar que nosso free stall foi instalado há mais de 25 anos, um projeto pioneiro naquela época e com o principal objetivo de tecnificar a produção”, compartilha Weslliane Roriz Neuls, produtora e terceira geração à frente do negócio.

Além dos sistemas já estabelecidos, a fazenda adotou, há oito anos, o pivô, um modelo que mantém o gado Girolando em um sistema tropical de alta tecnologia. Para Weslliane, ter um laticínio próprio dentro da fazenda adiciona ainda mais valor à matéria-prima produzida, fortalecendo a marca Palma nos mercados regionais e nacionais.

No intuito de aprimorar a gestão da propriedade, a produtora adotou um software, que oferece indicadores e análises avançadas para os controles zootécnico, administrativo e financeiro nas fazendas de leite. O sistema é reconhecido por sua capacidade de simplificar a adoção de tecnologias pelos pecuaristas, sendo líder no mercado nacional há 16 anos e contando com recursos exclusivos que analisa as melhores práticas estratégicas aplicadas nas propriedades.

Weslliane Roriz Neuls, pecuarista.

“A ferramenta nos proporcionou a necessidade de trabalhar com dados precisos. O software é fundamental e estratégico para nós”, enfatiza Weslliane, ressaltando a importância dos lançamentos precisos no sistema para embasar todas as estratégias da fazenda.

Entretanto, essa conquista não é fruto apenas de tradição ou know-how herdado ao longo de gerações, é importante destacar o investimento em tecnologia.

A pecuarista, Weslliane, ainda ressalta um dos maiores desafios enfrentados no mercado de leite: a necessidade ininterrupta de redução de custos e aumento da produtividade. Como resposta a esse desafio, a fazenda adotou soluções tecnológicas inovadoras.

Em uma conversa reveladora, Weslliane destaca a importância do investimento em tecnologias e conhecimento, ferramenta que possibilita identificar, em um curto período de 24 horas, as causas da mastite, uma das principais enfermidades que afetam o gado leiteiro. A capacidade de identificar rapidamente os patógenos responsáveis pela mastite tem permitido à fazenda reduzir consideravelmente os custos com antibióticos e o descarte de leite, resultando em um manejo mais assertivo e eficaz.

“Por meio das soluções das soluções tecnológicas de empresas que nos atendem, temos atingido, dia após dia, uma produção eficiente, sustentável e com foco na pecuária do futuro”, conclui Weslliane. Seu testemunho enfatiza o seu comprometimento com a inovação e o avanço tecnológico na produção leiteira.

Essa abordagem tecnológica tem sido um verdadeiro divisor de águas na propriedade da pecuarista, não apenas impulsionando a produtividade, mas também reforçando seu compromisso inabalável com a sustentabilidade e a eficiência no setor do agronegócio. Os avanços tecnológicos aplicados na gestão do rebanho estão moldando o futuro da produção leiteira, evidenciando que a fusão entre tecnologia e práticas sustentáveis é a chave para um setor agrícola mais promissor e responsável.

Deixe um comentário

ARTIGOS RELACIONADOS