cotações de Comodities

Cotação do dollar

AGRICULTURA URBANA

Prepare suas plantas para a Primavera: Os cuidados ideais durante o Outono e Inverno

Especialista revela dicas essenciais de adubação para garantir plantas deslumbrantes na próxima estação
Foto: Freepik

As temperaturas mais baixas, a diminuição da luz solar, os dias mais curtos e as noites mais longas são características marcantes do Outono e Inverno. Essas mudanças sazonais também impactam diretamente o mundo da jardinagem, com algumas plantas entrando em um período de “dormência”, poupando energia. No entanto, o que muitas pessoas desconhecem é que esse é o momento ideal para uma adubação adequada.

Marcos Estevão Feliciano, Engenheiro Agrônomo, destaca que a adubação no Outono e Inverno tem o propósito de nutrir as plantas de forma adequada. Ao fazer isso, quando chegar a Primavera, elas estarão prontas para exibir todo o seu vigor e florescer em sua plenitude.

Cada espécie de planta possui uma fisiologia própria, assim como ocorre com os animais. Algumas plantas frutíferas produzem o ano todo, enquanto outras têm épocas específicas de produção. O clima desempenha um papel fundamental nessa “dormência” das plantas.

Existem espécies que, ao contrário dos animais homeotérmicos, não têm a capacidade de controlar a temperatura interna de seus tecidos e células. Essas plantas se assemelham aos répteis, que apresentam variações térmicas de acordo com o ambiente em que estão. Como resultado, o crescimento, o desenvolvimento e outras atividades fisiológicas das plantas são afetados pelo meio externo.

No início do Outono, as alterações no fotoperíodo e na temperatura afetam a fisiologia das plantas, resultando na redução da produção de enzimas e/ou de alguns hormônios responsáveis por regular o crescimento, a frutificação ou a queda das folhas. Para que esses hormônios sejam produzidos adequadamente, são necessários nutrientes, que são fornecidos pelos adubos.

“Diariamente, as plantas consomem nutrientes, e o fato de estarem retirando nutrientes do solo exige que eles sejam repostos. Portanto, é necessário adubar nesse período. Mesmo o gramado, que entra em dormência nessa época, continua se alimentando, apenas consome menos nutrientes. Por exemplo, se uma planta apresenta folhas amarelas, isso indica uma deficiência nutricional grave. Não podemos esperar até a Primavera para adubar, pois o solo está empobrecido e a planta precisa de cuidados imediatos”, enfatiza Marcos Feliciano.

Além da adubação, o especialista traz algumas dicas para o período de Outono e Inverno:

  • Uso de Fosfito: Complementa a adubação nessa época do ano. Além de fornecer potássio, esse produto ajuda as plantas a enfrentarem melhor os estresses climáticos, como o frio, as geadas, a falta de água, os ataques de insetos e doenças. No caso de plantas frutíferas, o fosfito também contribui para a obtenção de frutas de melhor qualidade e mais doces.
  • Cuidados com o gramado: Durante o Outono e o Inverno, é comum encontrar manchas amareladas ou secas no gramado, indicando possíveis ataques de fungos. Para esse problema, o uso de fungicida, nesse caso é importante olhar o modo de uso de cada marca. Algumas, bastam diluir 30ml do produto em um litro de água, aplicando essa solução homogeneamente em uma área de 20 m². Após uma semana, a aplicação deve ser repetida e, se necessário, pode-se fazer uma nova aplicação após mais 7 dias. Mas, tem outras são um pouco diferente, é importante ter acesso a um profissional do segmento, para orientar.

Seguindo essas dicas e cuidados específicos para o Outono e Inverno, consultando um especialista da área, você garantirá que suas plantas estejam bem nutridas e prontas para surpreender na Primavera com toda a sua exuberância.

Deixe um comentário

ARTIGOS RELACIONADOS