cotações de Comodities

Cotação do dollar

ALGODÃO x BIOTECNOLOGIA

Nova perspectiva x biotecnologia: Algodão ganha destaque com atraso na semeadura da soja

Agricultores buscam diversificação e maior rentabilidade diante do cenário desafiador da safra
Algodao – Foto Wenderson Araujo-CNA

Com o atraso na semeadura da soja devido à escassez de chuvas nas principais regiões produtoras do Brasil, a janela de plantio para a safrinha de milho está cada vez mais estreita, levando os agricultores a reavaliarem suas estratégias para o próximo ciclo. Nesse contexto, o cultivo de algodão surge como uma alternativa promissora, destacando-se pela expectativa de maior rentabilidade em comparação ao milho.

A falta de chuvas que comprometeu o plantio da oleaginosa impacta diretamente a produção de milho safrinha, tornando o cultivo de algodão uma escolha estratégica para os produtores. Além da diversificação da produção, o algodão promete oferecer um retorno financeiro mais atrativo, especialmente com o auxílio da biotecnologia.

Diante desse cenário desafiador, os agricultores que optarem por expandir a área de cultivo de algodão encontram nas empresas de soluções biotecnológicas um importante aliado. E tem alguns produtos que podem ser usados como aliados na plantação como o condicionador biológico de solo registrado pelo Mapa, visa potencializar a atividade biológica e enzimática, aprimorando o ambiente agronômico de produção. Desenvolvido por uma empresa pioneira em soluções de biotecnologia, o produto tem se destacado não apenas em culturas tradicionais, mas também nas lavouras de algodão.

O engenheiro agrônomo Lucas Gelonezi Fernandes de Andrade, do estado do Mato Grosso, destaca os resultados promissores em ensaios realizados nas praças produtivas de Sorriso/MT e Luiz Eduardo Magalhães/BA, com o uso do condicionante de solo, o produto apresentou um aumento médio de 15,7 arrobas por hectare, equivalente a 6,2% em produtividade, quando comparado ao manejo de adubação padrão.

“A base de dados na cultura do algodão ainda é recente, mas os resultados iniciais são bastante otimistas. Os estudos têm se comprovado em outras culturas, como soja e milho, onde nossa base de resultados é mais extensa”, destaca Andrade.

O cultivo de algodão, apesar de demandar alto investimento e tecnologia, torna-se ainda mais atraente com a incorporação de ferramentas inovadoras comprometida com o avanço tecnológico no setor agrícola, proporcionando aos produtores de Mato Grosso uma abordagem mais eficiente e sustentável.

Detalhes da Solução:

O condicionador biológico, composto por uma matriz orgânica de elevada qualidade e um blend sinérgico de bactérias, atua no solo maximizando sua atividade biológica e enzimática. Além de proporcionar um arranque mais rápido das culturas e melhor estabelecimento de plantas, a biotecnologia permite ao agricultor monitorar a saúde do solo por meio de análises enzimáticas. Com o aumento da biodiversidade do solo e o melhor aproveitamento de nutrientes.

Deixe um comentário

ARTIGOS RELACIONADOS