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LOGISTICA NO AGRO

Mercado de fertilizantes no Brasil, desafios e oportunidades

Portos do Paraná preveem aumento nas importações em 2023, impulsionados pelo crescimento do agronegócio
Os investimentos em infraestrutura e a capacidade de atendimento integral da cadeia logística são cruciais para atender à crescente demanda e manter a agricultura brasileira em crescimento, mesmo em face dos obstáculos e desafios de um mercado dinâmico. Foto: Freepik

O cenário do agronegócio brasileiro se apresenta otimista, com projeções que apontam para um aumento significativo na importação de fertilizantes em 2023. Os portos de Paranaguá e Antonina, conhecidos como as principais portas de entrada desses insumos no país, esperam movimentar cerca de 42,5 milhões de toneladas de fertilizantes no próximo ano, representando um incremento de aproximadamente 3,5% em relação a 2022.

No recente Simpósio Sindiadubos NPK 2023, realizado em Curitiba no dia 26 de outubro, os especialistas apresentaram uma projeção promissora: o Brasil deverá importar um total de até 44 milhões de toneladas de fertilizantes durante o ano de 2023. Essa estimativa supera os números de 2022, quando o país importou cerca de 34,6 milhões de toneladas no mesmo período.

Contudo, o cenário não é apenas de otimismo, mas também de desafios. A produção nacional de fertilizantes deve ficar em torno de 6,761 milhões de toneladas, um número abaixo do registrado no ano anterior, que alcançou 7,450 milhões de toneladas. Isso mantém o Brasil em uma posição de dependência considerável desse insumo, uma vez que cerca de 85% dos fertilizantes são utilizados nas lavouras, mostrando a relevância desses produtos para a agricultura nacional.

O presidente do Sindicato dos Distribuidores de Adubos do Brasil (Sindiadubos), Aluísio Schwartz Teixeira, enfatiza que, apesar do atraso nas compras por parte dos agricultores, as importações de fertilizantes devem superar os números do ano anterior. Ele ressalta que o mercado ainda enfrenta desafios como flutuações de preços, condições climáticas imprevisíveis e a concorrência entre portos, mas acredita que as importações continuarão a crescer.

Já o Porto Ponta do Félix, em Antonina, prevê superar o volume de importações em comparação com o ano anterior. Até outubro, o terminal já havia recebido 706.399 toneladas de fertilizantes, um aumento notável em relação às 874.131 toneladas do mesmo período em 2022. O entreposto aduaneiro é um dos diferenciais competitivos do terminal, o que proporciona maior flexibilidade em negociações comerciais e agilidade nas operações portuárias.

Os desafios e oportunidades do mercado de fertilizantes no Brasil refletem um setor em constante evolução e adaptação. Os investimentos em infraestrutura e a capacidade de atendimento integral da cadeia logística são cruciais para atender à crescente demanda e manter a agricultura brasileira em crescimento, mesmo em face dos obstáculos e desafios de um mercado dinâmico.

Este cenário de crescimento é uma resposta positiva após um ano de quedas nas importações, o que ressalta a resiliência e a capacidade de adaptação do setor de fertilizantes e da indústria agrícola brasileira. Com sua contínua expansão e investimentos em infraestrutura, o mercado de fertilizantes permanece firme em seu compromisso de apoiar o crescimento e a sustentabilidade do agronegócio no Brasil.

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