cotações de Comodities

Cotação do dollar

AGROSOCIAL

Governo de Goiás fortalece agricultura familiar com doação de milho para pecuária no período de seca

Iniciativa beneficia 15 municípios e visa sustentar a produção leiteira em tempos de estiagem
Cada produtor receberá até cinco sacos de 50 kg de milho. Foto: Divulgação

Com a aproximação do período de seca, o Governo de Goiás, por meio da Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater), da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) e do Gabinete de Políticas Sociais (GPS), lança um programa essencial para agricultores familiares. A ação envolve a doação de grãos de milho para alimentação animal, garantindo suporte durante a estiagem. O lançamento oficial das entregas ocorrerá na terça-feira (28/5), às 9 horas, no Assentamento Maria da Conceição, em Orizona, o maior produtor de leite do estado.

O objetivo desta iniciativa é fornecer condições para que agricultores em situação de vulnerabilidade social possam alimentar seus animais durante a seca, assegurando a continuidade da produção leiteira. Gracinha Caiado, coordenadora do Goiás Social e primeira-dama, destaca a importância dessa ação. “Sabemos da força do Agro no estado e com a cadeia produtiva do leite não é diferente. Com a doação, vamos garantir o fortalecimento da produção entre os produtores da agricultura familiar, fazendo mais uma vez com que o Agro e o Social andem de mãos dadas em Goiás”, afirma.

O presidente da Emater, Rafael Gouveia, salienta que esta é uma iniciativa inédita voltada para o fortalecimento do programa de desenvolvimento pecuário-leiteiro do estado. “Com a doação dos grãos, vamos contribuir para a base alimentar do rebanho neste período de seca que está iniciando e atender municípios com maior número de produtores de leite da agricultura familiar”, diz Gouveia.

A doação abrangerá 15 municípios integrantes da bacia leiteira de Goiás. Cada produtor receberá até cinco sacos de 50 kg de milho. Conforme dados do IBGE, os principais produtores de leite beneficiados incluem Orizona, Jataí, Piracanjuba, Bela Vista de Goiás, Rio Verde, Itapuranga, Silvânia, Vianópolis, Morrinhos, Pontalina, Luziânia, Itaberaí, Pirenópolis, Caçu e Goiás.

João Asmar Júnior, secretário substituto da Seapa, reforça o impacto positivo desta medida para os produtores vulneráveis. “O ponto fundamental dessa ação é fortalecer a cadeia do leite, especialmente para os produtores que vivem em vulnerabilidade. Com esta entrega, visamos fornecer um suporte essencial para os produtores de leite da região. O apoio direto ajuda a garantir a continuidade e a sustentabilidade da produção leiteira em nosso estado, especialmente em Orizona, que se destaca como o maior produtor de leite de Goiás”, destaca Asmar Júnior.

A doação totalizará 250 toneladas de milho, provenientes das estações experimentais da Emater. Kin Gomides, diretor de assistência técnica e extensão rural, explica que esses grãos, embora não aptos para a comercialização como sementes, possuem total vigor e qualidade para alimentar animais. “O milho é a base da alimentação de diversos animais, principalmente os da pecuária. Nas estações, quando a gente classifica a semente para comercialização, sobram grãos que não servem para ser sementes, mas têm total vigor e qualidade para alimentar animais”, detalha Gomides.

A seleção dos produtores beneficiados será feita pela Emater, seguindo critérios de vulnerabilidade social, assistência pela Agência e com CAF ou DAP ativos, priorizando produtores residentes em assentamentos. Esta ação não só assegura a sobrevivência dos animais durante a seca, mas também fortalece a economia agrícola do estado, garantindo que a agricultura familiar de Goiás continue a prosperar mesmo em tempos desafiadores.

Deixe um comentário

ARTIGOS RELACIONADOS