cotações de Comodities

Cotação do dollar

PRODUÇÃO EM ALTA- MANDIOCA

Produção de mandioca em alta: Goiás Terra Fértil em Crescimento Agrícola em 2023

Culturas como mandioca, laranja, uva e banana estão prosperando, consolidando Goiás como um grande produtor no Brasil.
A produção de mandioca deve bater a marca impressionante de 207,7 mil toneladas este ano, um crescimento notável de 10,1% em relação ao ano anterior. Foto: Tony Oliveira/CNA

Goiás, o coração agrícola do Brasil, está comemorando um novo capítulo de sucesso em sua trajetória de produção agrícola. Recentemente, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou dados que apontam para um crescimento surpreendente na produção de mandioca, além de um aumento notável nas culturas de laranja, uva e banana no estado em 2023.

A produção de mandioca deve bater a marca impressionante de 207,7 mil toneladas este ano, um crescimento notável de 10,1% em relação ao ano anterior. O sucesso da mandiocultura em Goiás é resultado de avanços tanto na área plantada quanto na produtividade. As estimativas do IBGE indicam um aumento de 1,7% na área plantada, alcançando 11,9 mil hectares, e um aumento de 8,2% na produtividade média, atingindo 17,5 toneladas por hectare.

O IBGE também prevê um desempenho positivo para outras culturas em Goiás neste ano. A produção de laranja, por exemplo, deve crescer 7,0% em relação a 2022, atingindo 172,1 mil toneladas. As culturas de uva e banana também devem expandir seus volumes em 14,7% e 1,0%, respectivamente, chegando a 2,2 mil toneladas no caso da uva e 201,9 mil toneladas de banana.

O secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Pedro Leonardo Rezende, comemora o crescimento dessas culturas e destaca a importância dessa diversificação: “É muito bom observar esse crescimento porque, em primeiro lugar, significa maior oferta de alimento para a população, isso tem impacto nutricional e econômico; e por outro lado ajuda a diversificar a pauta agrícola do Estado. Agro forte é agro que produz não apenas em quantidade, mas com diversidade e qualidade, e é o que nós podemos observar na produção goiana.”

Além dessas culturas, o IBGE projeta um aumento de 20% na produção de cereais, leguminosas e oleaginosas em Goiás em 2023. Com essa expansão, o estado deve se posicionar como o terceiro maior produtor de grãos do Brasil, ficando atrás apenas de Mato Grosso e Paraná.

Para o ciclo 2023/2024, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) também apresentou boas notícias. As estimativas indicam um crescimento na produção de arroz e feijão de primeira safra em Goiás, com o arroz alcançando 84,3 mil toneladas, um aumento de 3,3%, e o feijão com 98,0 mil toneladas, um aumento de 4,0% em relação ao ciclo anterior. A produção total de grãos no estado deve chegar a 30,3 milhões de toneladas, consolidando Goiás como uma potência agrícola em constante evolução.

Com números tão promissores, Goiás continua a fortalecer sua posição como um grande produtor no cenário agrícola brasileiro.

Fonte: Seapa

Deixe um comentário

ARTIGOS RELACIONADOS