Embora amplamente conhecida por suas praias vibrantes e parques temáticos, a Flórida também abriga uma crescente vida rural que atrai um novo perfil de investidor. Desde investidores em busca de diversidade de patrimônio até celebridades que procuram conexão com a natureza, locais como Homestead, Southwest Ranches e Wellington destacam-se por oferecer a paz do campo sem abrir mão da proximidade com áreas urbanas.
Segundo a modelo Gisele Bündchen, que recentemente adquiriu um rancho em Southwest Ranches, a decisão foi impulsionada pelo desejo de criar um santuário para animais e viver em um ambiente mais conectado à natureza. “Não é maravilhoso? Porque você está conectada com a Terra, com a natureza, com os animais, com tudo. É esse meu lugar. Cresci assim com a minha avó”, afirmou Bündchen, destacando a importância do contato direto com a terra e o ar puro.
O mercado de propriedades rurais na Flórida é sustentado por uma forte demanda. De acordo com um relatório da National Association of Realtors, o interesse por imóveis rurais no estado aumentou 12% nos últimos três anos, refletindo um movimento em busca de qualidade de vida. Fernando Leal, consultori imobiliário especializado em propriedades rurais, explica que essa tendência também é impulsionada pela estabilidade econômica da Flórida e sua moeda forte. “Investidores latino-americanos, especialmente brasileiros, veem a região como um refúgio financeiro e um local para desfrutar de uma vida mais calma”, destaca.
Essas propriedades, com tamanhos variando de 1 a 4 hectares, oferecem infraestrutura completa, com proximidade a escolas, hospitais e centros comerciais, algo menos comum em regiões rurais do Brasil. As áreas, apesar de serem refúgios naturais, mantêm-se acessíveis a grandes centros, possibilitando o melhor de ambos os mundos.
Oportunidades no agronegócio
Para quem busca empreender, o setor agrícola da Flórida apresenta um cenário promissor. Com um clima ameno, caracterizado por verões quentes e invernos suaves, o estado é ideal para uma variedade de cultivos. Laranjas e açúcar são os principais produtos, e a região é o maior produtor desses itens nos EUA. Além disso, a agricultura da Flórida também inclui cultivos de tomate, batata, soja e a criação de gado bovino para carne e leite.
“Os investidores encontram na Flórida um ambiente propício para expandir no setor agropecuário”, comenta Fernando Leal, reforçando que, com cerca de 45 mil fazendas, que representam 45% do território do estado, a infraestrutura e o apoio local são diferenciais que impulsionam o setor agrícola.