O agro brasileiro está prestes a colher resultados promissores, com projeções indicando um crescimento robusto de 22% no setor de máquinas e equipamentos agrícolas até 2026, impulsionado por fatores como a crescente demanda por alimentos e o avanço da agricultura de precisão. A consultoria Redirection International, realizou um estudo baseado em análises econômicas e estatísticas, utilizando dados oficiais, que prevê um salto nas vendas desse mercado, passando de 71 mil unidades em 2023 para 86,4 mil unidades em 2026.
Adam Patterson, economista, destaca o cenário otimista para a indústria agrícola em 2023, com previsão de recordes na colheita de grãos, principalmente em regiões como o Paraná, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil. O aumento do valor da produção e a confiança crescente no agronegócio também influenciam positivamente o mercado de máquinas e equipamentos.
O crescimento populacional, a busca por alimentos, a inovação no campo, a escassez de mão-de-obra e a expansão da agricultura de precisão são apontados como principais impulsionadores desse crescimento. A expectativa é que o mercado de equipamentos agrícolas, tanto em fabricação quanto em locação, apresente um crescimento sólido, em torno de 10%, especialmente no segundo semestre deste ano.
O setor de fusões e aquisições de máquinas agrícolas (M.A) também está aquecido no agro. No Brasil, o volume transacionado já supera os números de anos anteriores. Em 2023, as operações de M.A no agro representam 3,8% do total, em comparação com 1,5% em 2021 e 1,9% em 2022. A consolidação de empresas é uma tendência evidente, com grandes nomes nacionais investindo em M.A.
Com mais de 3 mil empresas atuando no Brasil, o mercado de máquinas e equipamentos agrícolas é fragmentado, com menos de 10% delas registrando faturamento acima de R$ 50 milhões. A busca por maior participação nesse mercado por parte de empresas globais e nacionais tende a acelerar a atividade de fusões e aquisições nos próximos anos.
O agro brasileiro está pronto para uma fase de crescimento e inovação, com o setor de máquinas e equipamentos agrícolas desempenhando um papel crucial na otimização da produção e no atendimento à crescente demanda por alimentos.