A temporada da cana-de-açúcar deste ano trouxe um desafio inesperado para os produtores: o El Niño. De acordo com a União da Indústria da Cana-de-Açúcar e Bioenergia (Unica), as chuvas acima da média nas principais regiões produtoras têm deixado os canaviais mais verdes devido ao acúmulo de água. Esse cenário, porém, impactou negativamente a qualidade da matéria-prima, levando a perdas de produção. Diante disso, especialistas alertam que investir em um manejo eficiente, incluindo maturadores e herbicidas, é fundamental para otimizar a colheita e controlar pragas e doenças.
A moagem até junho já atingiu 209,79 milhões de toneladas, um aumento de 11,51% em relação ao ciclo anterior. No entanto, a qualidade da matéria-prima, medida pelo nível de Açúcares Totais Recuperáveis (ATR), caiu para 133,04 kg por tonelada, uma variação negativa de 3,02%. A Unica atribui essa queda à antecipação da colheita em áreas onde as plantas não atingiram a maturação completa.
Michel Fernandes, agrônomo e consultor do setor sucroenergético, explica que o El Niño trouxe um inverno mais úmido, resultando em canaviais mais verdes devido ao excesso de água. “Com isso, algumas plantas ainda estão em estágio vegetativo. O ATR está um pouco mais baixo e, para aumentá-lo, a recomendação é a aplicação de maturadores, mesmo no meio da safra.”
Tainá Sipos, Líder de Marketing de Cana, ressalta que o impacto das chuvas resultou em uma matéria-prima com menor teor de açúcares. Os maturadores, segundo ela, estimulam a planta a converter e acumular mais sacarose, melhorando a qualidade da matéria-prima, um maturador que pode ser aplicado em diferentes estágios da safra. Além de aumentar a velocidade de acumulação de sacarose, não afeta o crescimento da planta. No final da safra, ele também ajuda a manter o acúmulo de ATR e a qualidade da matéria-prima.
As chuvas intensas também trazem um desafio extra: o aumento das plantas daninhas. Com a umidade, essas plantas invasoras podem prejudicar a produtividade da cultura, competindo por recursos essenciais. Os herbicidas podem ser uma solução eficaz para o controle dessas plantas indesejadas, podendo ser aplicado durante toda a safra.
“A agricultura é diversificada e repleta de desafios em cada etapa do cultivo da cana. Os agricultores podem contar com soluções como herbicidas, fungicidas, inseticidas, maturadores e biológicos para otimizar a produtividade e controlar as adversidades do campo”, conclui Tainá.