A árvore da seringueira, nativas da Amazônia foi um dos principais produtos da economia nacional e teve seu auge no final do século XIX e início do século XX, quando o país era o maior produtor mundial da matéria-prima.
Com o passar dos anos produtores de diversas partes do Brasil, começaram a investir na heveicultura, na produção da borracha natural, porém, enfrentaram muitos desafios ao longo dos anos, como a concorrência com a borracha sintética e a migração de trabalho para outras atividades, a mão de obra, essa sim! É um dos principais desafios dos heveicultores.
E a equipe do Portal Urbana Caipira, foi conhecer de perto o trabalho dos seringueiros, em uma propriedade de 140 hectares e mais de 185 mil árvores de seringueira em Goianésia
Segundo, Gilmar, trabalhador no seringal o processo de produção de borracha natural é bastante complexo e exige muito trabalho e dedicação. Ele explica, que os primeiros dois meses de trabalho é bem dificil, mas que no decorrer dos dias e com a rotina, acaba se acostumando. E mostra como é feito o corte para a coleta da seiva, também conhecida como latex, que é coletada em pequenos recipentes presos ao tronco. Nos recipientes o latex coagula com ácido acético e depois é transformada em folhas de borracha por meio de um processo de prensagem.
E cada seringueiro é responsável por uma etapa da produção, um fica no corte, outro para passar o produto no corte da árvore, e o outro na coleta na borracha e uma outra turma no transporte até o embarque da matéria-prima rumo a indústria.
Além da produção de borracha, o seringal também é utilizado para outras atividades, como a criação de animais e a produção de alimentos.
Dentro de um seringal cada profissional tem grande importância no decorrer do processo e esse é um retrato interessante da produção de borracha natural no Brasil, uma atividade que ainda é muito importante para muitas famílias que vivem nas regiões rurais do país. Além disso, o destaca a importância da preservação do meio ambiente e da gestão sustentável das propriedades rurais, o que é fundamental para garantir a continuidade dessa atividade econômica e proteção dos recursos naturais.
Veja mais: