O município de Luziânia, em Goiás, voltou a ser o cenário das famosas Cavalhadas. O primeiro final de semana do mês, foi agitado na cidade, o evento histórico-cultural que remonta a 1751. Após cerca de 17 anos de ausência, a cidade retomou essa tradição graças ao apoio do Governo de Goiás e da Prefeitura local. O cortejo, composto por cavaleiros trajados, percorreu as ruas do Centro de Luziânia, com o público ansiosamente acompanhando o desfile desde a Igreja Matriz até o Ginásio de Esportes.
Mais de 1 mil pessoas, entre crianças e adultos, se reuniram no gramado do ginásio para assistir às encenações das batalhas entre mouros e cristãos, montadas especialmente para a ocasião. A estrutura montada no local permitiu que o público vivenciasse a emoção desse evento tradicional, que faz parte da história de Luziânia e de todo o estado de Goiás.
O pioneirismo de Luziânia nas Cavalhadas é um fato histórico, e o presidente da Câmara Municipal, vereador Carlos da Liga, expressou sua empolgação com a reinserção do município no Circuito das Cavalhadas. Ele ressaltou a importância de Luziânia não ficar de fora dessa manifestação cultural, sendo a cidade pioneira na realização do evento em todo o estado. O prefeito Diego Sorgatto também destacou o privilégio de ser de Luziânia, uma cidade com história, cultura e tradição, fundada há 276 anos. Além disso, ele mencionou a tradicional Festa do Divino Espírito Santo, que já soma 270 anos de existência.
Nel Anakim Cultura, que faz parte da comissão do Circuito das Cavalhadas desde o início em 2016, elogiou Luziânia e disse que a cidade mora em seu coração. Ele relembrou a oportunidade que teve de acompanhar as Cavalhadas desde 2002, ao lado de seu pai. Segundo ele, as Cavalhadas de Luziânia e da Cidade de Goiás são duas das mais antigas do estado. No ano passado, a Cidade de Goiás voltou a participar do Circuito após 72 anos de ausência, graças aos esforços do governador Ronaldo Caiado. Em relação a Luziânia, desde 2017, as tratativas para o retorno do município ao Circuito das Cavalhadas foram realizadas em parceria com o prefeito Diego Sorgatto, na época deputado estadual, e com a advogada do Circuito, Dra. Daniella Aguiar de Castro, filha de cavaleiros de Silvânia e Bela Vista de Goiás. Nel Anakim Cultura agradeceu a Secretaria de Cultura, ao governador Caiado, ao Dr. Tiago Machado, Dra. Carla Oliveira, Dra. Yasmim Melo, aos historiadores Nico e Dr. Cairo, à educadora Emilia Carneiro, à Arquidiocese de Luziânia, representada pelo Bispo Dom Waldemar Passini e pelo Padre Silvino, e aos Reis Mouro e Cristão Rosicler e Adail, que se juntaram à Comissão das Cavalhadas em 2023.
Em 2023, o Circuito das Cavalhadas conta com a participação de 15 municípios, incluindo Santa Cruz de Goiás, Pirenópolis, Luziânia, Palmeiras de Goiás, Hidrolina, São Francisco de Goiás, Santa Terezinha de Goiás (Cedrolina), Pilar de Goiás, Corumbá de Goiás, Cidade de Goiás, Niquelândia e Silvânia. Essa união de cidades resgata e valoriza as tradições culturais do estado de Goiás, proporcionando aos moradores e visitantes a oportunidade de vivenciar a rica história dessas festividades.
As Cavalhadas de Luziânia em 2023 são um marco para a cidade e para todo o estado de Goiás, mostrando a importância de preservar as tradições culturais e valorizar a história das comunidades. O evento é um convite para que todos mergulhem na riqueza cultural e revivam um capítulo importante da história goiana, que agora se mantém vivo graças ao empenho do Governo de Goiás, da Prefeitura de Luziânia e de todos os envolvidos na organização das Cavalhadas.