cotações de Comodities

Cotação do dollar

TECNOLOGIA LEITEIRA

Avanços tecnológicos revolucionam a qualidade do leite: O impacto do MQC-C na saúde das vacas e na produtividade

Testes diários de CCS trazem precocidade no diagnóstico de mastite e elevam a produtividade na produção leiteira

No coração da produtiva cidade de Condor, no Rio Grande do Sul, empresa de agricultura e pecuária vive uma transformação notável em seu negócio leiteiro. Através do uso inovador do MQC-C, acoplado ao revolucionário robô de ordenha, a fazenda obteve resultados extraordinários na detecção precoce da mastite e na elevação da qualidade do leite.

A Contagem de Células Somáticas (CCS) no leite é um indicativo crucial para a saúde e pureza do produto, refletindo a presença de células inflamatórias e, potencialmente, indicando infecções em vacas leiteiras. Com o uso do MQC-C oferece a possibilidade de testar diariamente o leite, visando não apenas sua qualidade, mas também a prevenção da mastite, a principal preocupação nas propriedades leiteiras.

MQC-C no robô de ordenha. Foto: ilustrativa de arquivos Lely

O MQC-C é um equipamento que fica instalado em um compartimento acoplado ao robô, onde coleta amostras de leite a cada três ordenhas, adicionando um líquido reagente para medir a contagem de células somáticas (CCS). Ele usa a viscosidade da amostra para determinar a presença de células inflamatórias no leite, similar ao California Mastitis Test (CMT). Quando a CCS é alta, o aparelho muda para coletar amostras a cada ordenha, permitindo intervenções mais ágeis do produtor.

Daniel Breunig, responsável pela fazenda, compartilha sua decisão de integrar o MQC-C: “A busca pela saúde e bem-estar dos nossos animais nos motivou a adquirir essa tecnologia. Desde a instalação do primeiro robô em 2020, já vimos resultados tão positivos que, ao adquirir um segundo robô em 2022, também solicitamos outro MQC-C.”

A ferramenta proporciona um diagnóstico precoce e eficiente, permitindo tratamentos mais simples, muitas vezes sem a necessidade de antibióticos, levando a uma redução significativa nos gastos. Esses benefícios impactam diretamente na produtividade, na saúde das vacas e, consequentemente, na qualidade do leite produzido.

MQC-C no robô de ordenha na empresa de agricultura e pecuária. Foto: Ilustrativa de arquivo Lely

Letícia Fernandes, Farm Management, destaca os benefícios adicionais do MQC-C: “Em conjunto com os sensores do equipamento, o MQC-C oferece uma visão individualizada da saúde do úbere, identificando riscos e apoiando no manejo da mastite, resultando em melhorias na produção, qualidade do leite, segurança e redução de custos.”

E esse é um exemplo de como a tecnologia pode transformar a pecuária leiteira. O Teste Diário de CCS não só elevou os padrões de qualidade e saúde animal, mas também revolucionou a abordagem na gestão do leite, proporcionando um futuro mais promissor para o setor agropecuário.

“Outros benefícios incluem a melhora do rebanho como um todo; amostras individuais diárias; maior segurança na produção e qualidade do leite, além de evitar custos adicionais, gastos com antibióticos e descarte de leite. Com um litro do reagente, é possível fazer 2.900 amostragens a um custo bem competitivo”, finaliza, Letícia Fernandes. 

Deixe um comentário

ARTIGOS RELACIONADOS