cotações de Comodities

Cotação do dollar

POLÍTICAS PÚBLICAS NO AGRO

MAPA se reúne com lideranças do agro em MT e ouve demandas do setor sementeiro

Delegação do Ministério da Agricultura visita a sede da Aprosmat, em Rondonópolis, e discute com produtores e entidades temas estratégicos como fiscalização, crédito rural e políticas públicas para sementes
Reunião contou com representantes do Ministério, entidades do agro e lideranças mato-grossenses. Foto: Divulgação.

Em um movimento importante de aproximação entre o setor público e o agro mato-grossense, uma comitiva de alto escalão do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) esteve reunida, na ultima sexta-feira (11), com representantes da Associação dos Produtores de Sementes de Mato Grosso (Aprosmat) e outras entidades do setor em Rondonópolis. Foi a primeira vez que a sede da Associação recebeu oficialmente integrantes do MAPA, num encontro que teve como foco o debate qualificado sobre demandas, oportunidades e ajustes necessários nas políticas públicas que impactam diretamente o segmento sementeiro.

Segundo o presidente da Aprosmat, Nelson Croda, a presença de autoridades federais demonstra o reconhecimento do protagonismo de Mato Grosso na produção de sementes e o papel articulador da entidade. “Essa visita reforça a construção de pontes entre o setor público e privado, fortalecendo nosso compromisso com a inovação, a sustentabilidade e o crescimento do agro brasileiro”, afirmou Croda.

A delegação foi liderada por Carlos Ernesto Augustin, Assessor Especial do Ministério da Agricultura e Pecuária e Presidente do Conselho de Administração da Embrapa, que destacou o caráter estratégico do diálogo com produtores locais. “Essa é a oportunidade de nós, do Ministério, conhecermos de perto os principais agentes que movem a engrenagem da agricultura e pecuária do estado e debater as demandas e oportunidades para toda a cadeia produtiva”, declarou Augustin.

Durante a reunião, os participantes discutiram desde regulamentações para o setor de sementes até aspectos relacionados à fiscalização, ao crédito rural e ao seguro agrícola. Ronaldo Vinha, Diretor de Relações Institucionais da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), avaliou o encontro como extremamente proveitoso. “Foram esclarecidas dúvidas importantes sobre legislação, fiscalização e até questões bancárias. Esse tipo de agenda deveria ocorrer com mais frequência, trazendo representantes de Brasília para conhecerem a nossa realidade. Mato Grosso é a força produtiva do país e precisa ser enxergado dessa forma”, observou.

Também presente na comitiva, o Secretário de Defesa Agropecuária, Carlos Goulart, enalteceu a estrutura da Aprosmat e a clareza nas apresentações institucionais. “Tivemos a oportunidade de entender de forma detalhada como a Associação atua e lidera o desenvolvimento do segmento de sementes em Mato Grosso. Essa escuta ativa nos permite avaliar como as ações do Ministério chegam na prática ao produtor. A partir disso, conseguimos aprimorar as políticas públicas com base nas vivências reais da ponta da cadeia”, avaliou Goulart.

Para fundamentar tecnicamente o panorama discutido, o Superintendente do Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (IMEA), Cleiton Gauer, apresentou um diagnóstico econômico detalhado do setor agropecuário no estado, com dados atualizados que embasam decisões estratégicas para o futuro da produção.

A reunião contou ainda com a presença de outras lideranças ligadas ao MAPA, como o Secretário Adjunto da Secretaria Executiva, Cleber Oliveira Soares; o Secretário Adjunto de Política Agrícola, Wilson Vaz de Araújo; o Secretário de Inovação, Desenvolvimento Sustentável, Irrigação e Cooperativismo, Pedro Alves Corrêa Neto; o Superintendente do MAPA em Mato Grosso, Leny Rosa Filho; e o Presidente da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva da Soja, André Dobashi.

Também participaram da agenda o Superintendente do Senar-MT, Marcelo Lupatini; o Superintendente da Organização das Cooperativas do Brasil no Estado de Mato Grosso (OCB/MT), Frederico Azevedo; o Gerente Regional do Indea em Rondonópolis, Ricardo Oliveira Alves; o Presidente do Grupo Bom Jesus Agro, Nelson Vigolo; e o Diretor Executivo do Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso (Ima MT), Álvaro Sales, além de diretores da Aprosmat.

O encontro reforça a necessidade de integração entre os diferentes elos da cadeia agropecuária, fortalecendo o protagonismo de Mato Grosso não apenas na produção, mas também na formulação de políticas públicas mais alinhadas à realidade do campo. Para os representantes do MAPA, ouvir as vozes locais é essencial para aperfeiçoar a atuação do Ministério em todas as regiões do país.

Deixe um comentário

ARTIGOS RELACIONADOS