A cadeia produtiva do leite no Brasil enfrentou tempos difíceis recentemente devido a decretos de 2022 que aumentaram a importação de leite e seus derivados. No entanto, o Governo Federal está planejando algumas medidas para enfrentar essa situação crítica. Desde junho deste ano, uma série de medidas têm sido implementadas para proteger a produção nacional de leite.
A primeira ação foi a revogação das medidas que permitiam a importação excessiva de produtos lácteos, uma iniciativa liderada pela Câmara de Comércio Exterior (Camex). Além disso, houve uma intensificação na fiscalização para coibir práticas ilegais que traziam produtos de fora do Mercosul para o Brasil.
Outra medida importante foi a compra de leite em pó pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Até o próximo dia 10, será realizada uma chamada pública para adquirir até R$ 100 milhões de leite em pó, que será distribuído às redes de assistência social. Isso visa a garantir o abastecimento e apoiar os produtores nesse momento crítico.
Além disso, o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) propôs a concessão de subvenção econômica aos produtores de leite, fornecendo um suporte essencial para a manutenção da produção.
Nesta segunda-feira (2), as equipes técnicas do Mapa e do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) se reunirão com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, para discutir uma medida tributária que visa a aumentar a competitividade da cadeia produtiva do leite brasileira.
O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, enfatizou o comprometimento do governo em resolver os problemas enfrentados pelo setor do leite. Ele destacou que as equipes têm trabalhado intensamente para encontrar soluções eficazes e que a relação comercial com o Mercosul, embora positiva, está sendo cuidadosamente observada para proteger os produtores de leite no Brasil.
O secretário-executivo do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Márcio Elias Rosa, informou que as importações de leite aumentaram consideravelmente desde agosto do ano passado, mas, desde junho, o Brasil já registrou uma queda significativa, cerca de 25%, nas importações, graças às medidas ágeis e responsáveis adotadas pelo governo federal.
O governo está empenhado em garantir que os produtores de leite tenham um ambiente justo para continuar produzindo e contribuindo para a economia do país.