cotações de Comodities

Cotação do dollar

FRUTICULTURA EM GOIÁS

Cultivando o Futuro: Goiás Investe na Produção de Manga e Maracujá

Edição especial do Agro em Dados destaca o Projeto de Fruticultura Irrigada do Vão do Paranã e acompanha o desempenho do agronegócio goiano
Foto: Wenderson Araújo- CNA

Goiás está abrindo as portas para um novo cenário econômico e social com a iniciativa do Projeto de Fruticultura Irrigada do Vão do Paranã, no Nordeste Goiano. Na edição de julho, o boletim técnico mensal da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), o Agro em Dados, traz destaque para a produção de manga e maracujá, foco da primeira etapa desse ambicioso projeto. Ao todo, quatro páginas são dedicadas a números, gráficos e análises detalhadas sobre essas duas culturas, além de informações atualizadas sobre bovinos, suínos, frangos, lácteos, soja e milho.

O secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Pedro Leonardo Rezende, ressalta a importância dessa edição especial do Agro em Dados. “Destacamos não apenas uma, mas duas culturas, além da escolha estratégica da manga e do maracujá. Com o Projeto do Vão do Paranã, essas culturas estão abrindo novas oportunidades econômicas e sociais no Nordeste Goiano, uma das regiões mais carentes do Estado. O Agro em Dados fornece um panorama completo dessas culturas e oferece informações essenciais para a transformação que está por vir”, afirma.

Segundo os dados da Pesquisa Agrícola Municipal 2021, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Goiás produziu 6,3 mil toneladas de maracujá e 2,6 mil toneladas de manga em 2021, posicionando-se como o 16º e 13º maior produtor estadual, respectivamente. No município de Carmo do Rio Verde, a produção de maracujá ganha destaque, enquanto Cristalina assume a liderança na produção de manga.

O superintendente de Engenharia Agrícola e Desenvolvimento Sustentável da Seapa, João Asmar Júnior, contribui com um artigo na edição de julho do Agro em Dados. Ele explora os desafios e as potencialidades do Projeto de Fruticultura Irrigada do Vão do Paranã, ressaltando a importância de investimentos em infraestrutura, capacitação técnica, acesso ao crédito e práticas agrícolas sustentáveis para o pleno aproveitamento do potencial da região.

O Projeto de Fruticultura Irrigada do Vão do Paranã planeja produzir 4,2 mil toneladas de maracujá e 6 mil toneladas de manga por ciclo, a partir do segundo e terceiro anos de implantação das culturas, respectivamente. Nessa primeira etapa, 150 agricultores familiares dos municípios de Flores de Goiás, São João D’Aliança e Formosa participam da iniciativa, recebendo kits de irrigação fornecidos pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf). O governador Ronaldo Caiado apresentou o projeto como uma das três prioridades de Goiás para receber apoio do Governo Federal, evidenciando o compromisso do estado em investir no futuro da fruticultura e no desenvolvimento sustentável do agronegócio.

Foto: Wenderson Araújo- CNA
Fonte: SEAPA

Deixe um comentário

ARTIGOS RELACIONADOS