cotações de Comodities

Cotação do dollar

INTEGRAÇÃO LAVOURA PECUÁRIA

Integração lavoura pecuária: Qualidade do solo é fundamental para ampliação de resultados

Cultura do milho é uma opção vantajosa na ILP porém exigente

A produção de milho se destaca no contexto da Integração Lavoura-Pecuária (ILP) devido às inúmeras aplicações que esse cereal têm dentro da propriedade agrícola, quer seja na alimentação animal na forma de grãos ou produção de silagem, na alimentação humana ou na geração de receita mediante a comercialização da produção excedente.

Soja, milho e capim: três safras no mesmo lugar. Essa é uma das possibilidades da Integração Lavoura-Pecuária, que ganha cada vez mais adeptos e transforma pequenos produtores em médios e médios em grandes. Mas alguns pontos fundamentais precisam de atenção especial. O milho é vantajoso comparado a outros cereais quando em consórcio com o capim, mas é também exigente na fertilidade do solo.

O diretor-técnico e engenheiro agrônomo, Luiz Antônio Monteiro explica que o milho exige valores de pH de 6, cálcio de 2,2 e magnésio de 0,8, mas ressalta que as melhorias de produção e rendimento acontecem à medida que o investimento é feito. Isso não é diferente com a Integração Lavoura-Pecuária. “Quando você planta soja e, em seguida, milho, nos meses de fevereiro e março, e coloca capim junto você faz três safras no mesmo lugar. soja, milho e boi”, completa.

O cuidado com o solo é pré-requisito para qualquer produção. “O produtor e pecuarista muitas vezes reclama que o rendimento está baixo, mas por outro lado ele faz pouquíssimos investimentos para melhorar a produtividade. O calcário é essencial e o gesso ajuda o calcário a agir em uma profundidade um pouco maior, por exemplo. Em um ano dobramos ou triplicamos quantidade de animais por área, melhoramos a qualidade e quantidade de pasto disponível na seca. São melhorias que ocorrem à medida que se vai investindo”.  

Sorgo também é possibilidade

Ainda dá para plantar sorgo? A resposta é sim! Monteiro afirma que em Jataí, por exemplo, produtores estão em pleno plantio de sorgo com capim – que tem menor risco de veranico. Dessa forma, após a colheita, em julho haverá comida disponível para o gado até o plantio da soja, em outubro. “O sorgo com capim também é excelente. Além da silagem do sorgo, fica também uma área formada de capim que vai suportar de 2 a 3 animais por hectare”, afirma Monteiro.

Integração

A integração que pode ser  lavoura-pecuária-floresta (ILPF) utiliza diferentes tipos de sistemas produtivos em uma mesma área: agricultura, pecuária e floresta. O cultivo em consórcio, seja sucessivo ou em rotação, permite benefícios para todas as atividades.

O objetivo principal é elevar a produtividade e otimizar o uso da terra diversificando a produção. A integração é melhor para o meio ambiente. Além de baixar a emissão de gases causadores de efeito estufa.

Deixe um comentário

ARTIGOS RELACIONADOS