A AgroBrasília realizará mais uma edição com o objetivo de promover a modernização do agronegócio no Planalto Central. A feira ocorrerá de 23 a 27 de maio de 2023, no Parque Tecnológico Ivaldo Cenci, localizado no PAD-DF, uma região rural de destaque no Distrito Federal, localizada a aproximadamente 70 km de Brasília. Durante os cinco dias do evento, os profissionais do setor terão a oportunidade de realizar negócios relacionados às tecnologias, sistemas e processos mais avançados do mercado. Além disso, haverá uma programação técnica intensa, possibilitando a troca e disseminação de conhecimento.
A AgroBrasília é um evento que representa e impulsiona o agronegócio na região do Centro-Oeste, Minas Gerais e alguns outros estados. Essa região é reconhecida como uma das mais produtivas e tecnificadas do país, sendo considerada o celeiro do Brasil. Os altos índices de produtividade, o uso intensivo de tecnologia e a dedicação dos produtores rurais contribuem para esse sucesso.
José Guilherme Brenner, presidente da Cooperativa Agropecuária da Região do Distrito Federal (Coopa-DF), responsável pela realização da feira, destaca o dinamismo e a diversidade da região. Os produtores locais estão sempre em busca de aumentar o uso de tecnologia, e a AgroBrasília desempenha um papel importante ao disponibilizar essas tecnologias. Além disso, o evento tem conseguido atrair pequenos e médios produtores, o que resulta em maior produtividade também para essas propriedades.
A AgroBrasília busca trazer alternativas de atividades para gerar renda aos produtores, como o cultivo de leguminosas secas e o uso de tecnologias alternativas voltadas para o orgânico e o biológico. A região do Centro-Oeste e Minas Gerais possui cerca de 38 milhões de hectares destinados ao cultivo de grãos, além de lavouras de verduras, frutas, flores, uma das maiores areas irrigadas da América do Sul, e criação de suínos, aves, ovinos e caprinos. Com uma produtividade média de quase 4,4 mil quilos por hectare, essa região é a mais produtiva do país. A produção total estimada é de aproximadamente 165 milhões de toneladas, representando quase metade da safra nacional em 2022/2023, , estimada entre 296 e 310 milhões de toneladas, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). O crescimento previsto para a região é de até 7% em relação à safra anterior (2021/2022), de acordo com dados do IBGE e da Conab.
No Distrito Federal, apesar de ter uma área de plantio relativamente pequena, de cerca de 180 mil hectares, espera-se um aumento significativo na produtividade nesta safra 2022/2023. Estimativas da Conab indicam um aumento de 11%, atingindo mais de 4,9 mil kg/ha, a segunda maior produtividade do Brasil. A colheita total deve ultrapassar as 900 mil toneladas, representando um crescimento de 16% em relação à safra anterior. Os produtores da região estão otimistas em relação a uma safra grande neste ano.
A AgroBrasília é realizada com o apoio da Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Rural do Distrito Federal (Seagri-DF), da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal (Emater-DF) e da Centrais de Abastecimento do Distrito Federal (Ceasa-DF).